Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

“Criamos uma coleção com perfume de brasilidade contemporânea!”

Novidades
Autor: Pointer - Data:

Mauricio Arruda, um dos principais nomes da arquitetura e do design no Brasil,  é o novo parceiro da Pointer para o lançamento da Coleção Morada Brasileira – Em Casa. “Chegar à Pointer é ter uma verdadeira aula de como se fazer uma cerâmica, seguindo um rigor sustentável. O Nordeste por si só já nos fornece muita inspiração, proporcionando muito ingrediente para lançar uma coleção”, afirma Arruda, entusiasmado com o novo trabalho.

A aproximação com o gosto do brasileiro pela decoração também influenciou na nova aposta da Pointer para 2018, através da parceria firmada com o arquiteto e apresentador do programa ‘Decora’, do canal GNT. Arruda e a Pointer estão alinhados em alguns pilares essenciais, como a identidade brasileira, funcionalidade, design e a sustentabilidade. Nesta coleção, ele assina a linha de ladrilhos, chamada Singular.

“Um olhar contemporâneo sobre uma técnica brasileira. O ladrilho é um material que representa a arquitetura moderna dos anos 50. Mas o desafio foi reinterpretar essa técnica olhando a partir de hoje, do que vejo e sinto que as pessoas querem em suas casas. A partir de duas perspectivas chegamos a duas propostas: Prisma e Cardume.”

  • Prisma é uma visão do que é urbano, poderia ser um skyline, uma vista aérea que foi planificada. A cidade em formas geométricas, sob um novo prisma. Suas cores e suas sobreposições traduzidas em um mix de ladrilhos 20×20 reproduzidos no formato 60×60. O Prisma encontra-se nas versões Azul, Bege e Mix.
Nova coleção 2018 Pointer: Linha Singular Prisma Mix 60x60

Nova coleção 2018 Pointer: Linha Singular Prisma Mix 60×60

  • Cardume traz uma visão mais poética que expressa movimentos a partir de triângulos, uma figura geométrica elementar em um fluxo de cores e tons.  A intenção é oferecer mais uma forma de decorar, uma forma flexível para cada um personalizar seu ambiente. Azul e cinza são as versões do Cardume.
Nova coleção 2018 Pointer: Linha Singular Cardume Azul 60x60

Nova coleção 2018 Pointer: Linha Singular Cardume Azul 60×60

Acompanhe a entrevista com Mauricio Arruda, fornecida exclusivamente à Pointer.

Qual a sua percepção da morada no Nordeste? De que forma é possível democratizar o design na região?

A casa brasileira tem uma vocação enorme para receber. Faz parte da nossa cultura e a nossa gastronomia tem uma grande influência nisso. Somos um povo informal, urbano, colorido e bem humorado. No Nordeste e em grande parte do nosso litoral, soma-se a estas características uma interação maior com a natureza e uma diluição dos limites entre a casa e a rua. A democratização do design é a chave para as casas brasileiras descobrirem aquilo que tem de melhor. O design democrático pressupõe informar, educar, valorizar a cultura, as tradições locais e a memória de cada região. Essa valorização local é o que ajuda no desenvolvimento de um povo e finalmente confere aquela sensação de melhor qualidade de vida.

Novo parceiro da Pointer, Mauricio Arruda. Foto: divulgação.

Novo parceiro da Pointer, Mauricio Arruda. Foto: divulgação.

De que forma a sustentabilidade ajuda a vida dos brasileiros no aspecto da arquitetura e decoração?

A sustentabilidade não é um produto. Ela é uma maneira de viver mais consciente do nosso impacto no planeta e no outro que vive ao meu lado. Ela ajuda a gente a fazer melhores escolhas no nosso dia a dia. Eu como designer, a Pointer como indústria e as pessoas como usuárias. Quando todos fazemos escolhas mais sustentáveis, o benefício é sentido por todos, inclusive pelos nossos filhos e netos.

A parceria de Maurício com a Pointer tem a ver com esse objetivo, já que a arquitetura sustentável é um ponto forte em seus projetos?

Tem tudo a ver. Quando você visita a fábrica da POINTER, entende que tem uma indústria preocupada em fazer um trabalho com propósito de democratizar o design e andar numa direção mais sustentável. Isso acaba influenciando meu trabalho e, no final, espero que as pessoas possam avaliar esses critérios na hora de escolher o que usar em casa. Estamos falando não só de eco design mas também de sustentabilidade cultural.

A parceria pode ter a ver também com a produção de peças que valorizam a identidade cultural brasileira?

Isso é justamente o significado de sustentabilidade cultural e tem sido um critério super importante no meu trabalho. Quando valorizamos a nossa cultura, criamos um vínculo maior entre o produto e o usuário e um dos resultados dessa ligação é uma arquitetura menos descartável. O planeta agradece.

Qual a percepção sobre a fábrica da Pointer? O que achou das cerâmicas e do processo industrial?

A fábrica é brilhante. Possui processos super avançados no gerenciamento de energia e resíduos. Apesar de a empresa ser nova, o portfólio é bem diversificado e existe uma preocupação enorme com a qualidade do produto.

Seu trabalho foge das decorações convencionais?

Meu estilo mistura sempre design brasileiro, escolhas atemporais, viabilidade, postura eco friendly e história e participação dos usuários em todas as etapas do projeto.

Como define o conceito dos produtos desenvolvidos por Mauricio Arruda junto à Pointer?

Primeiro, olhamos para os ladrilhos hidráulicos que é um material bem brasileiro, principalmente os grafismos modernistas e a arte do neoconcretismo. Depois, olhamos para as cidades, mas sob o ponto de vista de um caleidoscópio, das camadas, dos layers. O resultado é uma coleção bem geométrica e urbana com perfume de brasilidade contemporânea.

Quais os diferenciais da nova coleção?

A coleção tem formatos ainda maiores dos que a marca já estava trabalhando e a qualidade das imagens é muito boa. Fizemos variantes de cor para os desenhos nos tons de bege, cinza e azul. O desafio era criar produtos estampados que trouxessem identidade para casa, independente do ambiente, incluindo piso ou parede com as mesmas peças. Isso significa mais autonomia e participação do consumidor nas etapas de decisão.

A tradição no programa Decora é transformar as casas das pessoas. Pretende usar esse mesmo conceito para o lançamento da nova linha da Pointer?

Eu me sinto levando uma energia de transformação toda vez que entro em uma casa. Em geral, quando vou embora as pessoas já estão falando em mudar outros ambientes e transformar a casa toda. A coleção é fácil de usar. Meu trabalho é mostrar para as pessoas que é possível mudar qualquer ambiente para melhor. E eu estou aqui para ajudar.

Tem um novo quadro em seu programa chamado Me Ajuda Decora, o que falaria para quem busca referências de revestimentos no Nordeste?

Minha dica é deixar a luz entrar e junto com ela, a natureza. Escolha revestimentos que podem ser usados em mais de um ambiente para criar maior unidade e sensação de amplitude. Compre coisas que tem significado para você, exponha suas coleções e memórias e crie ambientes para serem usados o máximo possível. Pense no conforto e na segurança como algo que possa te dar prazer.

Bio – Mauricio Arruda é graduado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre pela Universidade de São Paulo. Seu escritório, a TODOS Arquitetura, desenvolve projetos, a partir de pesquisas nas áreas de sustentabilidade, tecnologia, cultura brasileira, interação e desenvolvimento humano. No design de produto, Maurício já desenvolveu coleções para diversas marcas nacionais. Em 2015, uma de suas criações passou a fazer parte do acervo do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Desde 2016, cria, executa e apresenta as transformações feitas no programa Decora, do canal GNT, Globosat.

Mauricio Arruda visita a fábrica da Pointer, em Alagoas

Mauricio Arruda visita a fábrica da Pointer, em Alagoas