Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Artesanato nordestino: 4 itens para incorporar na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Procurando um jeito de renovar a decoração da casa de maneira criativa? Você não precisa olhar muito longe para isso! O artesanato nordestino vai trazer nova vida aos seus ambientes com estilo e personalidade — e a variedade dos itens da região ainda vai ajudar você a adaptá-los perfeitamente às suas preferências e personalidade.

Repleto de histórias, cores, variedades e outros traços únicos, o artesanato nordestino dará um toque brasileiro todo especial ao seu lar. Quer saber como incorporá-lo na decoração? Então, fique de olho nos elementos que separamos para você e mãos à obra!

1. Bonecos de cerâmica

A cerâmica é muito presente no artesanato brasileiro, especialmente nas regiões propícias à extração de sua matéria-prima, o barro. Esse é o caso do Nordeste.

Por lá, o artesanato é rico em bonecos de cerâmica que representam figuras típicas da cultura nordestina, como cangaceiros, rendeiras, músicos, retirantes e vendedores. Eles são trazidos à vida por meio de detalhes impecáveis e cores ricas, que capturam com perfeição a importância desses personagens para a história da região.

Usá-los na sua decoração é fácil, já que os bonecos de cerâmica ficam bem em qualquer espaço. Na sala, eles podem decorar estantes; na cozinha, trarão mais vida ao ambiente. Apenas tenha cuidado para não misturá-los com outros itens de cores vibrantes, o que faria com que a cerâmica não tivesse o destaque que merece.

2. Cortinas bordadas

O bordado também é típico do artesanato nordestino. No Nordeste, as rendeiras são algumas das principais responsáveis por movimentar dinheiro na região, principalmente entre os turistas — além de serem figuras fortes na cultura local.

Cortinas bordadas vão ficar ótimas na sala de estar e no quarto. Elas podem ser de renda branca ou cor de creme, o que as deixa mais versáteis. Se quiser dar cor ao ambiente, invista nas cortinas coloridas ou com estampas — as flores são recorrentes. Mas, nesse caso, o ideal é combiná-las com revestimentos de tonalidades claras.

Além disso, a riqueza da cultura nordestina faz com que cada estado tenha seu estilo típico de bordado. Na Bahia, por exemplo, o bordado Richelieu aparece nas saias e batas das baianas. Já em Alagoas, o tipo mais tradicional é o Filé. O Sergipe, por sua vez, dá preferência ao Rendendê, que usa e abusa do ponto-cruz.

3. Roupas de cama feitas à mão

Além das cortinas bordadas, seu quarto pode ganhar um toque brasileiro com roupas de cama feitas à mão. As colchas feitas no Nordeste, por exemplo, são encontradas por todo o país, em especial com tons claros.

Elas darão um efeito aconchegante e único ao cômodo, além de serem confortáveis para dormir. Muitas delas são, inclusive, feitas de renda. E, por serem confeccionadas à mão, você garante peças ainda mais especiais.

4. Vasilhas de barro

O barro volta a aparecer nas vasilhas, outro elemento muito forte no artesanato nordestino. Você pode encontrá-las tanto com a cor natural ou com pinturas coloridas de diferentes motivos.

O melhor é que, além de objeto de decoração, as vasilhas também podem ser usadas, por exemplo, como vasos de plantas ou para guardar pequenos pertences. Elas ficam ótimas na sala de estar, na cozinha e no jardim.

5. Redes

Bonitas, confortáveis e tradicionais, as redes são um elemento típico do artesanato nordestino e que trarão um toque todo especial à sua decoração. E o melhor: elas ainda renderão ótimos momentos de relaxamento e descanso!

Há redes de todos os estilos e cores, que poderão ser penduradas no quintal, na varanda ou até mesmo na sala. Há as lisas, as coloridas, as estampadas, as de tons vibrantes, as mais discretas… Tudo vai depender da sua preferência.

O importante é que ela fique em um cantinho especial, onde você e sua família gostem de passar tempo de qualidade.

E então, quais peças do artesanato nordestino você gostaria de ter na sua casa? Você pode encontrá-las facilmente em feiras de artesanato local. Sua casa vai ficar incrível!

Quer outras dicas como as que trouxemos neste post? Então, siga nosso perfil no Facebook e no Instagrame acompanhe todo o nosso conteúdo.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida