Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Entenda a diferença da atuação entre arquiteto e engenheiro civil

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

É unanimidade. Todo mundo que está pensando em construir ou reformar já encarou esta dúvida: qual é a diferença entre arquiteto e engenheiro civil? Dessa pergunta, vêm ainda outras: quem faz o quê na obra e quais são as habilidades específicas de cada um deles?

Pensando nisso, trouxemos este post para esclarecer a diferença da atuação entre esses dois profissionais tão importantes na gestão da obra.

Sabemos que o arquiteto atua basicamente nas questões relacionadas ao planejamento e à estética do projeto, enquanto o engenheiro se atém mais às questões estruturais do imóvel. Mas quais são exatamente as atribuições de cada um?

Acompanhe o post e saiba com quem contar em cada etapa da construção!

Como atua um arquiteto?

Conforme adiantamos, o arquiteto é responsável por planejar, organizar e projetar todo o espaço da obra — seja ela residencial, comercial ou industrial. Funcionalidade, criatividade e estética são as palavras-chave no trabalho desse profissional.

Isso significa que, no momento em que desenvolve a planta, o arquiteto precisa pensar em todas as minúcias da conjuntura do imóvel, como a utilização do espaço, a disposição dos móveis, o projeto de ventilação e iluminação, a escolha dos melhores acabamentos, entre várias outras questões pertinentes.

Veja a seguir algumas funções típicas desse profissional.

Elabora a planta do projeto

Em poucas palavras, podemos dizer que o arquiteto elabora a planta e o engenheiro civil a executa. A planta traz a distribuição exata dos espaços internos do projeto, assim como as dimensões e projeções do entorno e da fachada.

Em uma análise mais ampla, o setor de atuação dos arquitetos também compreende habilidades para desenvolver projetos urbanísticos, paisagísticos e de interiores, além de dimensionar e supervisionar todas as etapas arquitetônicas da obra.

Define o projeto paisagístico

Conforme apontamos, preocupar-se com o paisagismo também é tarefa típica do arquiteto. Um bom projeto paisagístico requer criatividade e técnica para planejar e organizar a paisagem de modo a aproveitar ao máximo as potencialidades (iluminação, vegetação etc.) dos espaços externos do ambiente, como em jardins e demais áreas externas da residência.

Além do paisagismo, outra diferença entre as funções está relacionada ao trabalho com patrimônio histórico. Projetos que incluem restauração patrimonial, por exemplo, devem ser atribuídos exclusivamente a arquitetos.

Auxilia na escolha dos acabamentos

Qual é o tipo de revestimento ideal para cada cômodo da casa? Pintura, papel de parede ou azulejos? E quanto aos pisos? Que modelo escolher para o quarto das crianças? E para as áreas externas do imóvel?

Essas e tantas outras questões relacionadas ao acabamento da obra também devem passar pelo crivo do arquiteto. Afinal, por mais que você já tenha suas preferências, esse profissional tem o conhecimento técnico necessário para avaliar a melhor escolha, considerando aspectos como beleza, praticidade e conforto.

Já pensou no prejuízo que seria escolher por conta própria um revestimento para a cozinha ou banheiro e, só depois, descobrir que ele não é adequado ao cômodo? Pois é! Um jeito simples e eficaz de evitar esse transtorno é contar com a orientação do arquiteto para encontrar os melhores materiais de acabamentos e revestimentos conforme o tipo de ambiente. Assim, não tem erro.

Como atua um engenheiro civil?

Como vimos, o arquiteto faz o projeto da construção ou reforma. O engenheiro civil, por sua vez, é quem “tira a obra do papel”. Ou seja, ele é o profissional responsável por executar, acompanhar e gerenciar cada etapa da construção.

Cabem ao engenheiro civil tarefas imprescindíveis à segurança e à qualidade do imóvel, como analisar o terreno da obra, definir o tipo de fundação e especificar as instalações elétricas e hidráulicas do imóvel. Também é ele quem supervisiona os prazos e custos da edificação.

Além disso, esse profissional tem outras atribuições. Veja abaixo o que ele faz.

Analisa as condições climáticas

Para além da topografia do terreno onde o imóvel será construído, também é tarefa do engenheiro civil analisar as condições climáticas incidentes no projeto. Por exemplo, a posição geográfica da edificação, a incidência solar, a direção e a circulação dos ventos, entre outras.

Todas essas condições podem interferir no padrão de qualidade e segurança da obra. Por isso, é essencial que sejam analisadas por alguém com conhecimento sobre o assunto — e ninguém melhor do que o engenheiro para dar o aval técnico quanto a essas questões.

Dimensiona as estruturas da obra

Os engenheiros civis buscam soluções técnicas para implantar o projeto elaborado pelo arquiteto. Sendo assim, cabe a esses profissionais dimensionar cada estrutura da obra para que o projeto arquitetônico seja viável e seguro.

Tarefas como definir o tipo de fundação mais adequado, estruturar vigas e colunas, calcular a dimensão das cargas e especificar as instalações elétricas e hidráulicas são de responsabilidade dos engenheiros.

É por isso que esses profissionais são imprescindíveis também na execução de obras de grande porte, como na construção de pontes, viadutos, estradas, obras de engenharia sanitária, entre outras.

Acompanha e supervisiona cada etapa

Desde a análise do solo, passando pela estruturação do imóvel até a definição dos materiais utilizados para levantar a construção. Todas essas etapas devem ser acompanhadas e supervisionadas pelo engenheiro civil, a fim de garantir a estabilidade, a segurança e o alto padrão da obra.

Isso se faz necessário porque, caso em determinado momento haja um erro na execução, ele pode ser corrigido a tempo, evitando gastos desnecessários ou complicações futuras no imóvel. Dividir as tarefas, chefiar as equipes e supervisionar os prazos também são atividades atribuídas ao engenheiro civil que comanda a obra.

Viu só? Apesar de muito próximas, as funções de arquiteto e engenheiro civil apresentam diferenças cruciais no ramo das reformas e construções. Mas um aspecto é unânime: em obras bem-sucedidas, engenheiros e arquitetos trabalham em conjunto.

Isso significa que cada um deve assumir responsabilidades específicas conforme suas habilidades, mas o objetivo final precisa ser o mesmo: projetar e executar a obra respeitando os padrões de qualidade, segurança e funcionalidade do imóvel.

Gostou deste conteúdo? Então não perca tempo! Siga a gente no Instagram e Facebook e fique ligado nas melhores dicas e tendências de acabamentos para sua reforma ou construção!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida